Corretor, responda rápido: você está antenado com todas as tendências que influenciam o mercado imobiliário? Se a resposta é sim, então com certeza já ouviu falar no DOT, o Desenvolvimento Orientado pelo Transporte. Este modelo de crescimento urbano, orientado de acordo com a expansão das linhas de metrô e de trem, principalmente, pode ser especialmente notado em São Paulo capital. O Plano Diretor da cidade, criado em julho de 2014 e que deve direcionar seu crescimento até 2030, pretende justamente otimizar a relação moradia x transporte.

Falando assim não fica difícil entender como o DOT funciona, mas a verdade é que nem todo corretor sabe usar esse conhecimento a seu favor. Estudar e entender a expansão das estações de transporte público na sua região pode ser mais útil do que você imagina. Além de ajudar a criar uma carteira de imóveis mais inteligente, também é possível prestar uma orientação ainda melhor ao seu cliente, de várias formas. Veja quais são e como usar o DOT para criar diferenciais de atendimento!

Conheça o DOT e sua relação com o mercado imobiliário

DOT é a versão brasileira de uma estratégia americana, o Transit Orientation Development (TOD), que visa integrar o uso do solo à mobilidade urbana. Assim, a ideia é reduzir cada vez mais o tempo de deslocamento até atividades essenciais, como saúde, lazer e educação, melhorando a qualidade de vida da população. A otimização das moradias em relação às estações de trem e metrô, por exemplo, transportes menos poluentes, reduz a quantidade de carros nas ruas. Assim, há também uma diminuição do impacto ambiental, com menos emissão de CO².

Plano Diretor SP será revisado ainda este ano

Plano Diretor de São Paulo será revisado este ano, 2021, quando serão feitos ajustes para tornar mais efetivos os instrumentos definidos em 2014. Por isso, é muito importante que o corretor acompanhe de perto todo esse processo, que influencia diretamente o mercado imobiliário. Como o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores e deixar a cidade mais inclusiva e ambientalmente mais responsável, o Plano Diretor também deve guiar os novos empreendimentos. Entre as recomendações que deverão ser seguidas por construtoras e incorporadoras, estão:

  • Reserva de 10% da área para a construção de moradias populares em prédios construídos em uma área igual ou superior a 20.000 m². A ideia é reduzir a quantidade de pessoas nas áreas mais distantes, periféricas da cidade;
  • Construção prioritária de prédios residenciais perto de estações de trem, de metrô e de corredores de ônibus;
  • Limite de uma vaga de garagem por apartamento de prédios perto dos corredores de transporte público.

Como usar o DOT a favor do corretor de imóveis

corretor de imóveis não precisa esperar a revisão intermediária do Plano Diretor de São Paulo terminar para começar a agir. Muito pelo contrário, é importante acompanhar e participar das consultas populares, alinhando o conhecimento sobre o mercado com os novos direcionamentos. No entanto, mesmo corretores de outras regiões do país podem usar o conceito do DOT para melhorar o atendimento ao cliente.

Crie diferenciais para o seu atendimento

Há várias formas de usar o DOT para criar diferenciais de atendimento e encantar seus clientes. Uma delas é estando sempre bem-informado sobre os projetos de expansão das linhas de metrô e trem. Assim, o corretor pode indicar locais em que o imóvel tem um bom preço no momento, mas terá uma valorização acima da média no futuro por causa da expansão. Outra forma é otimizando sua carteira de imóveis com unidades próximas às estações já existentes. Pelo Google Maps, por exemplo, o corretor pode buscar as estações que serão a base da sua pesquisa por imóveis disponíveis. Por outro lado, pelo aplicativo você pode saber a distância entre o imóvel que você está oferecendo e a estação do metrô, além das principais linhas de ônibus que passam pelo local. Assim o corretor pode direcionar o cliente para os locais que oferecerão mais qualidade de vida ou uma melhor oportunidade de investimento, criando ainda mais diferenciais no atendimento.

Melhore ainda mais o seu desempenho

Entretanto, é possível melhorar ainda mais o desempenho se o corretor aliar seu conhecimento a um sistema imobiliário com CRM integrado. Um bom app permite que o corretor conheça as particularidades de cada cliente. Assim é possível alinhar este conhecimento aos conceitos do DOT, otimizando a busca pelo imóvel ideal e reduzindo o tempo de negociação. Com isso você melhora a qualidade do seu atendimento, cria um relacionamento de confiança com o cliente e o ajuda a realizar seu sonho e a melhorar a qualidade de vida. E então, pronto para começar a utilizar o conceito de DOT no dia a dia da sua imobiliária? Treine sua equipe sobre ele e invista em um bom sistema imobiliário para potencializar suas decisões.

 

Fonte: https://www.imobzi.com/papoimobiliario/dot-desenvolvimento-orientado-pelo-transporte/?utm_source=ActiveCampaign&utm_medium=email&utm_content=DOT%3A+Desenvolvimento+Orientado+pelo+Transporte+%23242&utm_campaign=Papo+imobili%C3%A1rio+-+Newsletter+%23242